Sandramara minerais

FCT assume protagonismo na criação do Centro de Ciências e Tecnologia Mineral em Goiás

Em 09/02/26 09:41. Atualizada em 09/02/26 10:20.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) será a responsável pela implantação e condução do Centro de Ciências e Tecnologia Mineral, iniciativa estratégica viabilizada por meio de parceria entre a UFG e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço de Goiás (SIC), com investimento de R$ 28 milhões. A estrutura será instalada no Campus Aparecida de Goiânia.

A criação do centro consolida a FCT/UFG como polo de excelência em ciência, tecnologia e inovação na área mineral, apoiando-se na atuação do curso de Geologia, de perfil multidisciplinar, e em grupos de pesquisa que desenvolvem estudos em mineração, processamento mineral, sustentabilidade e inovação. O espaço será dedicado à pesquisa aplicada, à formação de especialistas e à transferência de tecnologia para o setor produtivo.

 

Tiago e Gradisca

 

O projeto integra a estratégia do Governo de Goiás de estimular o processamento, a industrialização e a transformação mineral no estado, agregando valor à produção local e superando o modelo baseado apenas na extração e exportação de matéria-prima bruta.

Em um cenário internacional marcado pela crescente importância dos minerais críticos, Goiás se destaca por concentrar cerca de 25% das terras raras conhecidas no Brasil, país que possui a segunda maior reserva mundial desses minerais. Esse potencial tem atraído investimentos expressivos, como a ampliação para US$ 565 milhões do financiamento concedido por um banco estatal dos Estados Unidos à Serra Verde Pesquisa em Mineração (SVPM), em Minaçu, única mineradora de terras raras em operação no Brasil.

Equipe do centro de minerais