Faculdade de Ciências e Tecnologia
O Campus de Aparecida de Goiânia da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criado em 2 de maio de 2012, a partir de um acordo firmado entre a UFG e a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de IFES, do Ministério da Educação. Para a comunidade aparecidense, isso representou uma grande oportunidade de formação profissional e intelectual em uma instituição pública, gratuita e de qualidade, capacitando e formando cidadãos do município para atender às demandas das empresas já estabelecidas e das que se instalarão nos polos industriais da cidade.
No âmbito da estrutura da UFG, o Campus de Aparecida de Goiânia deu origem à Unidade Acadêmica Especial de Ciências e Tecnologia, que em 2015 foi transformada na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). A partir desse momento, o campus passou a contar com uma direção e com o Conselho Diretor (CD), que assumiu o status de órgão deliberativo máximo desta unidade acadêmica.
Estrutura do futuro campus de Aparecida de Goiânia
A FCT iniciou suas atividades em 2014, com a abertura do curso de Engenharia de Produção, no campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Aparecida de Goiânia. Em setembro de 2023, as atividades acadêmicas passaram a ser realizadas nas instalações definitivas da FCT/UFG. A primeira edificação, já concluída, conta com seis pavimentos e cerca de 7.400 m² de área construída, localizada na região leste de Aparecida de Goiânia, em um terreno de 500.000 m², doado à UFG por dois empresários da região.
Esse espaço abriga os cursos de graduação em Engenharia de Transportes, Geologia e Engenharia de Materiais. Os cursos implantados no município foram definidos com base nas necessidades da cidade, que tem um perfil forte de industrialização e logística. A FCT também oferece três programas de pós-graduação: o Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PPGEP) e o Programa de Mestrado em Geociências. Em breve, será iniciado o já aprovado Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes.
Estrutura interna do futuro campus de Aparecida de Goiânia