Formações estudadas por professora da FCT/UFG são destaque no Fantástico
Reportagem do Fantástico apresentou as chaminés de fada em Goiás e contou com a participação da pesquisadora Joana Sánchez, do curso de Geologia da FCT/UFG
Texto: Rayssa Costa
Fotos: Lucas Ninno e Joana Sanchez
As chaminés de fada localizadas em Campos Belos, no Nordeste goiano, foram tema de uma reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (04/01). A matéria mostrou ao público de todo o país as formações geológicas raras presentes na região e trouxe a participação da professora Joana Sánchez, do curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), uma das pesquisadoras envolvidas nos estudos sobre o local.

Durante a reportagem, Joana destacou a importância científica das formações e sua raridade no contexto mundial:
“Quando eu cheguei aqui eu sabia que tinha um valor excepcional, para a Geologia e para o mundo. São pouquíssimos lugares que têm essa formação e quase nenhum deles é feito pela água.”

As chamadas “chaminés de fada” são estruturas rochosas formadas por longos processos erosivos, que resultam em torres com blocos posicionados no topo. Embora fenômenos semelhantes sejam conhecidos em regiões como a Capadócia, na Turquia, e em áreas da América do Norte e Europa, a ocorrência em Goiás ganhou ampla visibilidade com a exibição no Fantástico.
O local ainda não está aberto à visitação turística, e estudos vêm sendo realizados em conjunto com órgãos ambientais para avaliação de medidas de preservação e uso sustentável.

Assista à reportagem do Fantástico:
https://g1.globo.com/