Egressos do Curso de Engenharia de Transportes recebem reconhecimento através de premiações
Egressos do curso de Engenharia de Transportes são premiados por trabalhos desenvolvidos e se destacam no cenário nacional de internacional.
Egressos do curso de Engenharia de Transportes da FCT/UFG se destacam em importantes eventos científicos no Rio de Janeiro
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) registra, com satisfação, o reconhecimento obtido por seus egressos em relevantes eventos científicos realizados no estado do Rio de Janeiro, na última semana.
No dia 2 de dezembro de 2025, em Niterói-RJ, durante a 20ª edição do Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco 2025), o trabalho “Elementos para o Planejamento de Aerotrópoles”, de autoria do egresso Adail Pereira dos Santos Neto, recebeu destaque no Eixo 09 – “Políticas públicas, desenvolvimento e integração”. A produção acadêmica será publicada nos anais do evento, que reúne pesquisadores de toda a América Latina e do Caribe.
Na mesma semana, em 5 de dezembro de 2025, durante a 22ª edição do congresso Rio de Transportes, realizada no Rio de Janeiro, o egresso Douglas Carlos Soares de Matos foi agraciado com o Prêmio Paulo Cezar Martins Ribeiro – edição 2025, na categoria Logística. O reconhecimento foi concedido entre 168 trabalhos submetidos ao congresso. O artigo premiado, “Gestão de pneus no transporte rodoviário: O caso de uma transportadora em Goiânia”, será publicado na íntegra na revista internacional Transporte y Território, da Universidade de Buenos Aires. O prêmio tem como objetivo valorizar as melhores produções científicas apresentadas no evento, que reúne especialistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes do setor privado para discutir avanços e desafios na área de transportes no Brasil.
Ambos os trabalhos foram orientados pelo Prof. Dr. Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira, docente do curso de Engenharia de Transportes. O professor destaca o esforço e o comprometimento dos egressos, ressaltando que “eles não apenas cumpriram a obrigação curricular de entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que muitas vezes permanece apenas nos repositórios institucionais, mas se dedicaram a dar visibilidade às suas produções acadêmicas”. O docente enfatiza, ainda, a importância da parceria entre professores e estudantes no processo de construção dos TCCs: “É fundamental um diálogo harmonioso durante o desenvolvimento do trabalho.
Sobre o desempenho de Adail Pereira dos Santos Neto, o professor ressalta sua produtividade científica: “Com sua monografia, Adail conseguiu publicar três artigos distintos: um no Fórum Universitário Mercosul - FoMerco, de alcance internacional, e dois em eventos nacionais – o Rio de Transportes e o Congresso da ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes). Considerando as devidas proporções, alguns programas de mestrado exigem três publicações em uma dissertação, e ele alcançou esse nível ainda na graduação. Além disso, publicou outro artigo em um dos mais importantes eventos internacionais da área de arquitetura, o UIA, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU)”.
Sobre o desempenho de Douglas Carlos Soares de Matos, o professor destaca a relevância da conquista: “Além de concluir o curso, ele teve seu trabalho publicado e premiado em um dos principais eventos da área, assim como ocorreu com a egressa Letícia Gonçalves Silva, também por mim orientada, que recebeu o Prêmio SENATRAN oferecido pela Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura. Espero que Douglas, Adail e Letícia inspirem outros estudantes do curso a alcançarem resultados igualmente expressivos em seus trabalhos finais”.
O professor conclui afirmando: “Estou muito feliz e orgulhoso com as conquistas resultantes do empenho e dedicação deles. Esses reconhecimentos são plenamente merecidos”.
A FCT parabeniza os egressos, Adail Pereira dos Santos Neto, Douglas Carlos Soares de Matos, Letícia Gonçalves Silva, o professor Doutor Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira, e reafirma seu compromisso com a entrega de uma educação pública e de qualidade.