aula magna ppggea - capa

Aula Magna marca abertura do I Seminário do PPGGEA/FCT-UFG

Em 14/10/25 10:03. Atualizada em 14/10/25 10:03.

Evento marcou a integração entre pesquisadores e discentes e contou com palestra de uma das principais referências em Geociências no Brasil

Fotos: Rayssa Costa 
Texto: Fernanda Canile 

Aconteceu no dia 8 de outubro, no auditório térreo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG), a Aula Magna que marcou a abertura do I Seminário de Projetos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEA).

O evento teve como destaque a palestra da professora Dra. Monica Heilbron (UERJ), uma das maiores referências na área de Geociências no Brasil e recém-eleita membro da The World Academy of Sciences (TWAS) – a Academia Mundial de Ciências.

Com o tema “O Segmento Sul do Orógeno Minas-Bahia”, a professora apresentou atualizações sobre o estado da arte deste importante sistema geológico paleoproterozoico, promovendo um rico debate com os presentes. A atividade atraiu estudantes, professores e profissionais da área, fortalecendo a integração entre as diferentes turmas do programa e a comunidade científica mais ampla.

Na sequência, os discentes da primeira turma do mestrado em Geociências apresentaram os projetos em desenvolvimento, que se destacaram pelo nível de aprofundamento e, em alguns casos, já apresentaram resultados preliminares e publicações em revistas científicas.

Participaram das apresentações os mestrandos:

  • Alberto Botelho (orientação: Débora Lopes e Tatiana Tavares)

  • Bruno Lucena (orientação: Paola Arab e Fernanda Canile)

  • Danielly Carvalho (orientação: Filipe Temporim)

  • Naywanii Garcia (orientação: Elisa Rocha e Fernanda Gervasoni)

  • Monique Vieira (orientação: Éder Vieira e Estela Leal)

  • Wemerson Lima (orientação: Joana Sanchez e Fernanda Canile)

aula magna ppggea - foto 3

No período da tarde, a professora Monica Heilbron compartilhou sua experiência como integrante do comitê da CAPES, apresentando os critérios de avaliação de Programas de Pós-Graduação em uma exposição valiosa para docentes e gestores do programa. A discussão proporcionou uma importante atualização sobre o sistema de avaliação nacional e estratégias para o fortalecimento da pós-graduação na área de Geociências.

O evento cumpriu seu papel de fomentar o diálogo acadêmico e científico, integrar os diferentes níveis do programa e reforçar o compromisso da FCT/UFG com a excelência na formação de pesquisadores.

aula magna ppggea - foto 1