medidor energia

FCT/UFG instala medidores para monitoramento do consumo de energia

Em 05/02/25 14:37. Atualizada em 06/02/25 10:17.

Ação faz parte de projeto de eficiência energética

Fotos: Fernando Belchior
Texto: Rayssa Costa

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) iniciou a instalação de medidores de energia elétrica em pontos estratégicos do prédio. A iniciativa faz parte do projeto de extensão PJ534-2023 – “Estudos Relativos à Eficiência Energética em Prédios Públicos: Ações para Melhorias Contínuas”, coordenado pelo professor Fernando Nunes Belchior.

medidor energia

medidor energia 1

medidor energia 2

 

Os medidores foram instalados na entrada da FCT, no sistema de ar-condicionado e nos elevadores. Eles permitem o monitoramento contínuo do consumo elétrico, com armazenamento e transmissão de dados para a nuvem, possibilitando análises detalhadas e maior eficiência no uso da energia.

Além disso, foram implementadas outras ações para reduzir o consumo, como o controle automatizado dos aparelhos de ar-condicionado. O sistema ajusta a temperatura (mínimo recomendado de 23ºC) e realiza o desligamento programado às 17h30. Também foram instaladas molas aéreas em várias salas para manter as portas fechadas e melhorar a climatização, reduzindo a demanda por ar-condicionado.

Estudos indicam que medidas como essas podem reduzir o consumo em até 15%, mas o impacto real será avaliado conforme os dados forem coletados. As informações serão disponibilizadas por meio de dashboards no Power BI para acompanhamento.

O projeto conta com a participação de todos os servidores da FCT/UFG, além de alguns da EMC/UFG. Nesta etapa de instalação dos medidores, agradecemos aos professores Tiago dos Santos Almeida (Diretor da FCT/UFG), o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Prof. Robson Maia Geraldine (PROAD/UFG), e o Prof. Marcelo Stehling de Castro (EMC/UFG), além dos técnicos Evaristo Rodrigues de Carvalho Junior (TAE/FCT), Josephy Dias Santos (TAE/EMC), Denys Fernandes Mesquita (TAE/FCT) e Gustavo Dias de Oliveira (TAE/EMC).