congresso crimina

Discentes do PPGEP/FCT/UFG são premiados em congresso

Em 18/09/24 10:27. Atualizada em 18/09/24 10:41.

Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFG) ganham premiação em virtude dos trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Criminalística.

Na última sexta-feira, dia 13 de setembro, dois estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), que ingressaram por meio do Convênio do PPGEP com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP/GO), foram premiados por seus trabalhos no XXVII Congresso Nacional de Criminalística, realizado em São Luís, Maranhão.

O primeiro destaque foi o trabalho do discente Murilo Toscano de Carvalho, sob orientação do Prof. Dr. Diogo de Souza Rabelo (PPGEP/FCT/UFG) e coorientação do Prof. Dr. Pedro Henrique Gonçalves (FAV/UFG). Intitulado como "TOURS VIRTUAIS EM LOCAIS DE CRIME E LAUDOS PERICIAIS VISUALMENTE INTERATIVOS COM O USO DE CÂMERAS 360", o artigo aborda o uso de ferramentas de representação virtual, com potencial para aplicação de realidade virtual, na apresentação do trabalho final dos peritos criminais.  O trabalho foi selecionado para apresentação oral e premiado com o 1º Lugar na trilha “Local de Crime”.

tour virtual ppgep premio 1

Já o discente Emiliano Luiz Neto, em parceria com o Prof. Dr. Anselmo Rafael Cukla (PPGEP/UFSM), apresentou o trabalho intitulado  "PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE PADRONIZAÇÃO DE LAUDOS PERICIAIS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA", que faz uma análise do cenário global das publicações científicas sobre padronização de laudos periciais, um tema importante e relevante para garantir consistência, comparabilidade e confiabilidade nas investigações criminais. O artigo foi premiado com o 3º Lugar na trilha “Gestão e Inovação”.

trabalho ppgep 2

Ambos os trabalhos foram apresentados no XXVII Congresso Nacional de Criminalística, que ocorreu simultaneamente ao X Congresso Internacional de Perícia Criminal e à XXVII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística, reafirmando a importância da pesquisa e inovação no campo da criminalística.