imagem 1 aviacao

Grupo da Aviação da UFG presente nos principais congressos internacionais de Transporte Aéreo

Em 11/07/24 14:27. Atualizada em 12/07/24 10:37.

A Professora Michelle Galvão, os alunos de Iniciação Científica Natália Xavier e Antonio Carlos Hanig, da Engenharia de Transportes, os coorientandos Bruna Azevedo e John Heberty de Freitas, recém-formados em Engenharia de Transportes e pós-graduandos do programa de Mestrado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás (UFG), e sua coorientada Ivaciane Magalhães, do programa de doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participaram de dois importantes eventos internacionais: IX RIDITA e 27th ATRS. Ambos ocorreram na cidade de Lisboa, capital de Portugal. Com o auxílio e apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi possível que os alunos participassem presencialmente dos eventos.

imagem 1 aviacao

imagem 10 aviacao

O grupo da aviação da UFG encontrou os amigos professores e alunos da INFRA-ITA, onde a professora Michelle Galvão concluiu seu doutorado e pós-doc; da UFSC, da Universidade de Calgary, da Universidad Pontificia Bolivariana, da Colômbia, da Universidade de Lisboa, além de parceiros da Latam Airlines no evento.

imagem 8 aviacao

Pesquisadores das temáticas do transporte aéreo se reuniram em Lisboa para o IX Congress of the IBEROAMERICAN AIR TRANSPORT RESEARCH NETWORK (RIDITA) e para a 27th World Conference of the Air Transport Research Society. Os eventos foram sediados na ISEC Lisboa e contaram com o apoio institucional da presidência da República de Portugal, além de diversos órgãos e empresas do setor.

Nos eventos, os pesquisadores tiveram a oportunidade de reforçar os laços com a comunidade científica internacional, incluindo estudantes, professores e membros da academia e da indústria. O RIDITA é um encontro bianual e está previsto para ocorrer novamente em 2026 na Argentina, enquanto o ATRS é anual e ocorrerá no próximo ano em Hong Kong. A seguir, é apresentado um resumo dos trabalhos e atividades. A foto a seguir apresenta alunos e professores de diferentes instituições do Brasil.

profa michelle

IX RIDITA - 27 a 29 de junho

Além da participação no comitê científico e moderação de sessões técnicas, o Grupo da Aviação da UFG apresentou os seguintes trabalhos:

• Aircraft Landing and Takeoff Operations at Major Airports in Sao Paulo, SP – Brazil.
  • Heuristic Optimization in Runway Orientation Selection Applying Computer Vision.
  • Forecasting Model to Assess the Impact of Extreme Weather Events Interconnection on Aviation.
  • Benchmarking of Key Sensory Airports Associated ith a Level of Service Scale.
  • Economic Impacts and Operational Efficiency of Brazil’s Major Airports: An Input-Output Analysis.

Trabalhos que tiveram grande prestígio no meio acadêmico e que trouxeram frutos de parcerias entre outras universidades.

Luiz Henrique Werneck de Oliveira (Consultor), Prof. Evandro (ITA), Profa. Michelle Galvão (UFG), Profa. Renata Cavion (UFSC), Profa. Rogéria (ITA), Prof. Viviane Falcão (UFPE), Prof. German Barragán (Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia).

imagem 9 aviacao

O evento também foi motivo de alegria ao Prof. Cláudio Jorge grande mestre em Projetos de Infraestrutura Aeronáutica encontra seus ex-alunos exemplares do ITA - Profa Michelle, Prof. German e Profa Viviane, hoje renomados professores atuantes no transporte aéreo.

imagem 4 aviacao

O evento também propiciou uma visita técnica à NetJets, onde conhecemos suas instalações e o processo de produção desse importante operador de jatos compartilhados na Europa. O grupo participou da visita técnica à NetJets, acompanhados pelo engenheiro Paulo Pestana. A visita foi finalizada com uma grande apresentação artística de Fado no jantar de confraternização.

imagem 5 aviacao

imagem 3 aviacao

27th ATRS - 01 a 04 de julho

A Professora e as alunas Bruna (mestranda da UFG) e Ivaciane (doutoranda ITA), suas corientandas da pós-graduação, participaram das sessões de apresentação com os seguintes trabalhos nas sessões técnicas:

• Accident Model to Predict Bird Strike Risks in Aviation
  • Exploring the Economic Influence of Airports: an Input-Output Approach for Evaluating the Efficiency of Public Investments

Com este evento foi possível o reencontro com o coorientador de mestrado da professora, o professor Alexandre de Barros (University of Calgary), os amigos professores Profa. Giovanna (ITA), Profa. Renata (UFSC), Profa. Rogéria (ITA), Prof. Evandro (ITA) e Prof. Mauro (ITA).  Em especial com o grande mestre em Economia de Transportes Aéreo o Prof. Alessandro (ITA) em foto individual.

imagem 6 aviacao

imagem 2 aviacao

A presença nos eventos é um grande marco para a área de transporte aéreo, permitindo o networking entre universidades, a formação de recursos humanos e de tecnologia na aviação para a Universidade Federal de Goiás. Marca a presença dos trabalhos em andamento e dos resultados e progressos realizados ao longo de três anos que a Pesquisadora e Professora Michelle Galvão tem desenvolvido em conjunto com discentes e professores parceiros no Campus FCT e em outras instituições no Brasil e exterior. A professora ainda ressalta o potencial dos discentes e a inovação dos resultados de estudos e pesquisas desenvolvidos em salas de aula e laboratórios de pesquisa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG.

Por fim, três dos sete trabalhos enviados foram convidados diretamente por periódicos da área para publicar os achados ainda este ano.