Geo 1

Explorando as Maravilhas da Geologia

Em 23/11/23 16:13. Atualizada em 23/11/23 16:17.

Alunos de Geologia realizam visitas técnicas notáveis em novembro.

O mês de novembro foi significativo para os alunos da disciplina de Conceitos Básicos em Geologia do curso de Geologia da FCT - UFG, que tiveram a oportunidade única de mergulhar nas intricadas nuances da profissão por meio de visitas técnicas marcantes. Essas experiências práticas foram cuidadosamente planejadas para proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda e tangível do campo que escolheram explorar.

A primeira dessas visitas ocorreu no último dia 09 ao prestigioso Instituto Gemológico do Brasil (IGB) em Brasília. Sob a orientação do renomado geólogo e gemólogo, o Prof. Luiz Barboza, os alunos foram conduzidos por um fascinante passeio pelo mundo das gemas e minerais. O Instituto, conhecido por sua excelência no estudo e pesquisa gemológica, ofereceu uma visão única sobre a riqueza do subsolo brasileiro e o papel crucial dos geólogos na identificação e avaliação de gemas preciosas.

Geo 1

Já a segunda visita, realizada em Goiânia no dia 16 de novembro, levou os alunos à Polícia Técnica Científica de Goiás, onde puderam explorar a recém-implementada Seção de Gemologia Forense (SEGEM). Sob a supervisão da dedicada Coordenadora do Laboratório de Merceologia (LAMERCE), a Perita Criminal Ana Paula Mioti, os estudantes foram imersos em um mundo onde a geologia se entrelaça com a investigação forense.

A SEGEM, com seu papel crucial na análise de evidências relacionadas a gemas em investigações criminais, proporcionou uma perspectiva única sobre como os conhecimentos geológicos podem ser aplicados em contextos inesperados. A Perita Criminal Ana Paula Mioti guiou os alunos pelos processos de identificação e análise, destacando a importância crítica da colaboração interdisciplinar entre a geologia e a ciência forense.

Geo 2

Ambas as visitas têm como objetivo principal apresentar aos alunos a abrangência da profissão de geólogo, com foco especial na área de gemologia e suas diversas facetas. Os estudantes tiveram a chance não apenas de absorver conhecimento teórico, mas também de testemunhar em primeira mão como a geologia desempenha um papel fundamental em setores tão diversos quanto pesquisa gemológica e investigação forense.

Essas experiências práticas certamente enriqueceram o aprendizado dos alunos, proporcionando-lhes uma compreensão mais profunda da aplicação prática dos conceitos estudados em sala de aula. À medida que encerram essas visitas técnicas, os futuros geólogos agora carregam consigo uma bagagem valiosa de experiências que os preparará para os desafios dinâmicos que aguardam na sua jornada profissional.

Texto: Luanny Arantes