Projeto Noronha6

Geólogas promovem conscientização e cursos sobre geologia em Fernando de Noronha

Em 23/11/23 10:14. Atualizada em 23/11/23 10:53.

Atividades ocorrem em parceria com o ICMBio há um ano e meio, sob comando da pesquisadora Joana Sanchez, da FCT.

Em parceria com a geóloga Joana Sánchez, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, com apoio das geólogas MCs Carolina Reis e Clara Moreira, o projeto em Fernando de Noronha realiza há um ano e meio o mapeamento de locais geológicos de interesse, promove a divulgação na mídia local e oferece cursos para gestores, guias e condutores, com o objetivo de despertar a importância geológica na população. O projeto continuará pelos próximos 4 anos. Além disso, é realizado um inventário do patrimônio geológico para divulgar os pontos mais importantes da Ilha principal, para divulgar e promover o conhecimento dos pontos mais relevantes e interessantes da Ilha principal, que é a área do arquipélago aberta à visitação de todos.

Projeto Noronha8Geólogas Carolina Reis, Joana Sanchez e Clara Moreira

Projeto Noronha6

Acompanhamento das fraturas nas rochas que tem risco de queda ou tombamento

Manutenção Preventiva

A cada dois meses, as geólogas realizam monitoramento e manutenção preventiva nos locais mais visitados do Parque Nacional Marinho em Fernando de Noronha. Elas removem pedras e blocos soltos próximos às trilhas, reduzindo o risco de acidentes. O trabalho de manutenção de risco geológico começou em março de 2022 e agora é realizado semanalmente com a adição de uma nova geóloga, bolsista do ICMBio, na equipe. Quando identificam a necessidade de manutenção, uma equipe especializada é agendada para realizar a operação.

Projeto Noronha3

Trabalho educativo de geologia realizado na ilha

Projeto Noronha4

Palestra educativa sobre geologia