FCT/UFG e Receita Federal firmam parceria em projeto de automação de estoque para o controle de mercadorias apreendidas
Por Luanny Arantes*
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG) reforça sua posição de destaque no campo da inovação através da recente parceria estabelecida entre o Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) e a Receita Federal do Brasil. Essa colaboração visa a concepção e implementação de um projeto de automação de gestão de estoques para o controle de mercadorias apreendidas.
Este projeto-piloto, com previsão de início ainda neste ano, representa uma iniciativa relevante que pode trazer benefícios significativos. A automação da gestão de estoques é crucial para a eficiência e transparência nas operações da Receita Federal, resultando em um melhor controle das mercadorias apreendidas. Além disso, a parceria entre uma instituição de ensino superior e um órgão governamental demonstra a aplicação prática da pesquisa acadêmica para resolver problemas reais, contribuindo para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas governamentais.
A coordenação deste projeto ficará sob a responsabilidade de três professores, entre os quais figuram Solon Bevilacqua, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, juntamente com os professores Anselmo Rafael Cukla e Daniel Fernando Tello Gamarra, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este projeto reforça a colaboração entre pesquisadores de Universidades de Estados distintos para dar vida a projetos importantes, como o de automação de estoques da Receita Federal. Isso ocorre porque essa união traz diversidade de conhecimento, sinergia de recursos e uma abordagem multidisciplinar, resultando em impacto ampliado e fortalecimento de redes de conhecimento.
Além disso, cabe mencionar os dois bolsistas selecionados para contribuir com este projeto, a saber, André Felipe Caraíba, discente do curso de Engenharia da Computação, e Victor Emanuel Monteiro, discente do curso de Inteligência Artificial.
Para concluir, a parceria entre a FCT/UFG, a UFSM e a Receita Federal é um exemplo notável de como a colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais pode levar a avanços significativos. Este projeto de automação de gestão de estoques não apenas aprimorará as operações da Receita Federal, mas também fortalecerá a capacidade da universidade de formar profissionais altamente qualificados. Além disso, reforça o compromisso com a inovação, o desenvolvimento de soluções práticas e o avanço do conhecimento, impactando positivamente a sociedade e a administração pública. Através do trabalho conjunto de professores e bolsistas, essa iniciativa promete benefícios duradouros tanto para a academia quanto para o setor público.
*Luanny Arantes é integrante do programa de estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Rayssa Costa.