CM (Centro de Controle de Motores) a ser monitorado como projeto piloto

Solução de baixo custo moderniza monitoramento de sistemas elétricos

Em 16/10/23 14:52. Atualizada em 16/10/23 14:52.

Nos últimos anos, a tecnologia tem avançado a passos largos, e um projeto realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG) está à frente desse progresso. Matheus Damaceno Artur, aluno do curso de mestrado em Engenharia de Produção, apresentou um projeto que se destaca na modernização e aprimoramento dos sistemas elétricos empresariais. Esse projeto, orientado pelos professores Fernando Nunes Belchior e Diogo de Souza Rabelo, resultou em uma solução comercial de baixo custo para monitorar informações elétricas e ambientais em um painel elétrico em tempo real.

O cerne dessa inovação é a Internet das Coisas (IoT). A IoT envolve conectar objetos do cotidiano à internet, permitindo que eles transmitam e recebam dados em tempo real. Quando aplicamos a IoT para monitorar painéis elétricos de baixa tensão, ganhamos uma série de vantagens que tornam esses sistemas mais eficientes, seguros e confiáveis.

A solução desenvolvida tem como objetivo auxiliar as empresas a tomar decisões mais assertivas em relação à manutenção, o que reduz custos em intervenções corretivas e promove uma gestão de ativos mais eficiente. Para aplicar a IoT ao monitoramento dos painéis elétricos de baixa tensão, sensores são instalados em componentes-chave desses painéis, como interruptores e medidores de energia. Esses sensores coletam dados sobre o funcionamento dessas partes, incluindo informações como temperatura, umidade, energia, entre outros. As informações são então transmitidas pela internet para um local central, onde são processadas e analisadas em tempo real.

O custo dessa solução é baixo, totalizando apenas US$ 155.99. Testes e calibrações dos sensores foram realizados em laboratório, garantindo que o sistema funcione de forma confiável. Posteriormente, a solução foi aplicada em um ambiente industrial, onde várias variáveis foram monitoradas. Isso incluiu a temperatura ambiente, umidade relativa do ar, status de portas, funcionamento de disjuntores e contatores, além de correntes e tensões elétricas. Os resultados desses testes provaram que a ideia estudada na universidade é plenamente aplicável em um cenário de negócios em grande escala.

Esse trabalho destaca a importância da pesquisa acadêmica na resolução de problemas do mundo real. A aplicação de IoT em sistemas elétricos oferece uma série de benefícios, desde a economia de energia até a confiabilidade aprimorada, menores custos de manutenção e contribuições para a proteção do meio ambiente. Além disso, isso estimula a criação de sistemas elétricos mais eficientes e sustentáveis, beneficiando o presente e o futuro.

Esse projeto é um exemplo de como a academia e a indústria podem se unir para resolver problemas complexos, melhorar a eficiência e avançar em direção a um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado. O que começa na sala de aula pode ter um impacto significativo no mundo real, e esta solução de baixo custo para o monitoramento de sistemas elétricos é uma prova disso.

Dashboard Monitoramento de painéis - Aba Acionamentos

demonstracao de funcionalidade