5 semana da geo

5ª Semana da Geologia celebra o Dia do Geólogo com sucesso e diversidade de atividades

Em 12/06/23 14:28. Atualizada em 14/06/23 16:41.

5ª Semana da Geologia celebra o Dia do Geólogo com palestras, minicursos e momentos de confraternização, fortalecendo o conhecimento e o vínculo entre profissionais e estudantes da área.

Na semana de 30 de maio a 02 de junho, a comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia se reuniu para celebrar a 5ª Semana da Geologia, um evento marcante em comemoração ao Dia do Geólogo. O encontro, que contou com uma série de atividades e palestras enriquecedoras, teve como objetivo promover o conhecimento e estimular o diálogo entre profissionais, estudantes e entusiastas da área.

O evento ocorreu em diferentes locais, sendo a maior parte das atividades realizada no SESI/SENAI – Aparecida de Goiânia. No último dia, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e desfrutar de momentos de confraternização no CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais.

A 5ª Semana da Geologia contou com o patrocínio de empresas e entidades, incluindo a HP Consultoria, Foraco, Ecominas, SBG Núcleo Centro Oeste, Vila Rica Consultoria e Core Case. Além de palestrantes representantes do CREA Jovem, CREA-GO, CPRM e Agego. Esses parceiros foram fundamentais para enriquecer o evento e proporcionar uma programação diversificada aos participantes.

5 semana geo 2
Abertura - 5º Semana da Geologia

Durante o evento, diversas palestras de renomados profissionais da área foram oferecidas aos participantes. Temas como depósitos máficos e ultramáficos do Brasil, geologia na Antártica, hidrologia aplicada ao abastecimento público, geologia e tecnologia, entre outros, despertaram grande interesse e fomentaram discussões enriquecedoras.

abertura semana geo
Profa. Joana Sánchez em palestra "Riscos geológicos e uso turístico"

5 semana geo 3
Tiago Duque em palestra "Geologia e tecnologia"

Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar em minicursos especializados, abordando temas como métodos geofísicos aplicados à prospecção mineral, produção de cadernetas em Geociências, softwares de tratamento estrutural por estereograma, minerologia aplicada a agrogeologia e ilustração geológica. Essas atividades complementaram o evento, proporcionando um aprendizado prático e estimulante.

O encerramento da 5ª Semana da Geologia ocorreu no CREA e no CPRM, com uma confraternização que fortaleceu os laços entre os participantes e possibilitou momentos de networking e trocas de experiências.

É importante destacar que o evento foi idealizado e organizado pelos próprios alunos, demonstrando o engajamento e a dedicação da comunidade acadêmica em promover iniciativas enriquecedoras na área da Geologia.

A 5ª Semana da Geologia foi uma experiência marcante, repleta de conhecimento, interação e compartilhamento de experiências. A iniciativa dos alunos e a contribuição dos colaboradores foram essenciais para o sucesso desse evento, que reforça a importância da Geologia e seu papel na sociedade.

Que a paixão pela Geologia continue a desbravar os segredos da Terra, inspirando novas gerações a explorar e preservar nosso precioso planeta.