capa elisa

Curso de Geologia da FCT/UFG tem projeto aprovado em edital do CNPq

Em 22/12/22 11:43. Atualizada em 22/12/22 11:43.

Recursos de R$ 762.400,00 viabilizarão estudo detalhado do potássio para uso agronômico

O curso de Graduação em Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG), foi contemplado, recentemente, no Edital CNPQ/CT-MINERAL/CT-ENERG Nº 28/2022 – PD com recursos num montante de R$ 762.400,00, tais recursos financeiros subsidiarão um projeto de pesquisa na área de Agrogeologia.

O projeto intitulado "Beneficiamento do potássio para uso agronômico: caracterização de agrominerais silicáticos potenciais no sudoeste goiano e refinamento do zoneamento agrogeológico regional" o qual foi contemplado com os recursos supracitados, é coordenado pela profa. Elisa S. Rocha do curso de Geologia da FCT/UFG. Conforme a proposta, o objetivo principal é "apoiar Arranjos Produtivos Locais no segmento de agrominerais ao criar uma estrutura que permita avaliar a viabilidade econômico-logística de fontes potenciais de agrominerais potássicos para diminuir a dependência deste insumo no sudoeste goiano e suas adjacências.".

A execução da pesquisa acontecerá ao longo de 36 meses. Estão envolvidos no projeto a Universidade Federal de Goiás, a Universidade de São Paulo, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a Embrapa Cerrados e a Embrapa Territorial, de forma. Esse projeto também proporcionará a interação entre pesquisadores importantes na área da Agrogeologia.