profa joana

Docente da FCT/UFG faz parte de grupo de geólogos que irão criar normas de risco no turismo

Em 09/08/22 09:24. Atualizada em 09/08/22 09:51.

O grupo trabalha na prevenção e criação de normas para tornar o turismo mais seguro

A professora Dra. Joana Paula Sanchez, do curso de Geologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia, faz parte do grupo de geólogos que trabalha para criar as primeiras normas de risco geológico em turismo do Brasil. 

Após alguns acidentes em áreas turísticas como os da praia de Pipa - RN, Altinópolis - SP e Capitólio - MG, a FEBRAGEO - Federação Brasileira de Geólogos, está trabalhando a fim de prevenir novos acidentes. A intenção do grupo não está em fechar áreas turísticas e sim criar regras e condições para que os lugares possam ser visitados em segurança, como afirma a geóloga Joana Sanchez “a ideia nunca foi fechar, mas sim diminuir e avisar sobre os riscos”. 

geologos 2
Grupo de trabalho em Fernando de Noronha-PE

 

O grupo conta com geólogos e alpinistas que já fizeram o trabalho de avaliação de risco e remediaram o risco com a derrubada manual de pedras em algumas regiões como a Praia do Sancho em Fernando de Noronha - PE e Chapada dos Veadeiros - GO. A avaliação dos riscos é feita em 6 etapas como levantamento bibliográfico, caracterização geológica, classificação, entre outras. 

Atualmente, a lei que trata do assunto é a LEI Nº 12.608, DE 10 DE ABRIL DE 2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, cobra dos municípios e Estados a Gestão de Riscos e Desastres, bem como sua responsabilidade em eventuais acidentes, mas trata apenas de zonas de risco em áreas urbanas, e não em paisagens turísticas e rurais. Para FEBRAGEO, há necessidade de que a lei seja atualizada com mais clareza e especificidade para o mapeamento e prevenção de riscos em áreas turísticas.

geologos
Grupo de trabalho em Capitólio-MG

 

Com o trabalho, a expectativa é que até o fim de 2022 os levantamentos e avaliações da equipe sobre os pontos visitados sejam discutidos com especialistas e que as normas sejam estabelecidas.