foto campus aparecida

Eixo Leste-Oeste 04, que dá acesso ao novo campus da UFG em Aparecida, é inaugurado

Em 22/03/22 10:17. Atualizada em 22/03/22 11:04.

A ELO 04 foi entregue nessa sexta-feira (18/03) e liga a Avenida Santana, na altura do Bairro Nova Olinda, ao novo Campus da UFG em Aparecida de Goiânia 

A prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou na última sexta-feira (18/03) o Eixo estruturante Leste-Oeste 04, que dá acesso ao novo Campus da Universidade Federal de Goiás em Aparecida. O novo campus abriga a Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT). 

A obra faz parte do programa de investimentos “Aparecida 100 anos” e teve mais de R$7 milhões investidos em pavimentação, execução da drenagem, do meio-fio, bueiros e sarjetas do ELO 04, além do asfaltamento da área interna e estacionamento do campus.  

O diretor da FCT no campus da UFG em Aparecida, Prof. Júlio Cesar Valandro Soares, lembrou que a universidade está em funcionamento na cidade desde 2014, nas dependências da Universidade Estadual de Goiás. Ele informou que, com o Eixo Leste-Oeste 04 inaugurado, a nova unidade de ensino iniciará as operações nas próximas semanas.  O diretor avaliou que o Eixo Leste-Oeste 04 “É um equipamento social que vai permitir a potencialização do desenvolvimento desta região do município”, explica Soares. 

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ressaltou a importância da UFG e da criação do Eixo para a valorização da cidade. Segundo Mendanha, o ELO 04 “Irá gerar oportunidades de trabalho, moradia e atratividade”.  

Julio Cesar e Gustavo Mendanha

Prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha e Diretor da FCT/UFG Prof. Júlio Cesar. Foto: Rayssa Costa

O campus Aparecida 

A FCT iniciou, efetivamente, suas atividades em 2014 com a abertura do curso de Engenharia de Produção, no campus de Aparecida de Goiânia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Hoje, a Faculdade de Ciências e Tecnologia permanece funcionando neste espaço e abriga ainda os cursos de Engenharia de Transportes e Geologia e em 2022 inicia-se com a sua primeira turma, o curso de Engenharia de Materiais.  

Os cursos implantados na cidade de Aparecida de Goiânia foram definidos a partir das necessidades do município, que tem um perfil forte de industrialização e logística. A FCT também abriga o Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PPGEP). 

A primeira edificação definitiva da FCT/UFG, já concluída, conta com seis pavimentos e cerca de 7.400 m² de área construída. O novo campus está situado na região leste da cidade de Aparecida de Goiânia, em um terreno de 500.000m², doado à UFG por dois empresários da região.

foto campus aparecidaCampus Aparecida de Goiânia. Foto: Gradisca Werneck

Fonte: Ascom FCT/UFG