transformatec.png

Curso de Engenharia de Produção dá inicio as atividades do Transformatec

Em 02/12/21 17:58. Atualizada em 06/12/21 14:31.

O Transformatec atuará como guardião do projeto do curso e visa aprimorar a formação dos futuros engenheiros

O curso de graduação em Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Aparecida de Goiânia, está articulando a sua transformação através de um escritório intitulado Transformatec. Esse escritório atuará como guardião do projeto do curso, alinhando e integrando as perspectivas do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Coordenação de Curso, da Direção da FCT/UFG e de outros participantes, como os estudantes e o setor empresarial.

O curso de Engenharia de Produção foi o primeiro a ser implantado na FCT/UFG. Em 2019, formou-se a primeira turma de engenheiros de produção e todos saíram da universidade empregados em grandes empresas. Isso só foi possível pelos bons resultados alcançados no período dos estágios e pelo forte vínculo entre a FCT/UFG e as empresas de Aparecida de Goiânia. Além disso, o curso é composto por um corpo docente e técnico altamente capacitado de mestres e doutores.

Os esforços do Transformatec, visam aprimorar a capacidade do curso de formar engenheiros aptos a atuar nos desafios globais do século XXI e envolvem perspectiva sistêmica e de boas práticas internacionais de engenharia. Para isso, as principais partes interessadas estarão envolvidas no processo de estruturação para obter um entendimento compartilhado do problema operacional a ser solucionado e definir um conceito de profissional e curso. A partir disso, será desenvolvida a síntese da arquitetura formal do curso que envolve processos e estrutura física.

Neste sentido, o Transformatec começa suas atividades promovendo encontros com as partes interessadas para que este processo de transformação aconteça. No dia 6 de dezembro, a equipe do Transformatec se reunirá com os docentes. Já no dia 7 de Dezembro, haverá um encontro no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG) com os empresários de Aparecida de Goiânia. Por fim, no dia 13 de Dezembro, a reunião será com os estudantes de Engenharia de Produção da FCT/UFG. "A ideia é envolver as partes interessadas para avaliação das ideias, evidenciando a importância da mobilização integrada da academia, indústria e governo", explica Nelson Dias da Costa Júnior, integrante da equipe do Transformatec.

A descrição objetiva e concreta de um futuro desejado e as razões pelas quais as pessoas devem buscar criar esse futuro, estão no esboço da declaração de visão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção que pode ser acessada AQUI. A participação dos docentes, estudantes e do setor empresarial nessa elaboração é fundamental, para que o curso contemple características específicas de interesse de cada parte e que esclareça a abordagem avançada de engenharia que poderia ser realmente útil e que deveria ser promovida no curso.

TRANSFORMATEC

06/12: Reunião virtual com os professores às 08h.

07/12: Reunião presencial com os empresários às 18h30 no Auditório da ACIAG.

13/12: Reunião virtual com os alunos às 08h com emissão de certificado. Clique aqui para se inscrever!