Projeto coordenado por professores da FCT/UFG em parceria com o HC é selecionado para o ENEGEP 2021

Em 28/05/21 11:05. Atualizada em 28/05/21 18:25.

O projeto aplicou ferramentas de Engenharia de Produção nas instalações do Hospital das Clínicas da UFG

O projeto de pesquisa “Aplicação de Metodologias de Engenharia de Produção em Ambiente Hospitalar", coordenado pelos professores Marcelo Nunes Fonseca e Tiago dos Santos Almeida, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida em parceria com o Hospital das Clínicas da UFG, foi selecionado para participar da programação do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) em outubro deste ano.

O ENEGEP é o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e já está na 41ª edição. Este ano o evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro com o tema "Contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis". O evento que reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção é um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área, além de promover o intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo.

O projeto

O projeto tem se destacado pelo impacto social e operacional em promover qualidade no ambiente hospitalar. Iniciado em 2019, teve como objetivo planejar a transferência das atividades de atendimento para uma nova estrutura do HC, efetivada no final de 2020. O grande desafio enfrentado pela equipe, deve-se ao fato de que o plano teve o propósito de realizar as transferências de maneira organizada, sem prejudicar os atendimentos e a saúde dos pacientes.

Após essa primeira fase, uma nova etapa foi iniciada para adequação do layout das estruturas físicas do hospital, com o intuito de proporcionar maior conforto e bem-estar aos pacientes e profissionais da saúde, provendo maior humanização dos atendimentos. De acordo com o Prof. Marcelo Nunes, um dos coordenadores do projeto, os resultados obtidos nessa segunda fase trouxeram importantes encaminhamentos nas atividades operacionais e de atendimento do hospital. "A nova estrutura vem desempenhando um importante papel, inclusive nos atendimentos dos pacientes infectados pela COVID-19", explica Nunes.

O projeto desenvolveu e aplicou ferramentas de Engenharia de Produção, frequentemente aplicadas a setores produtivos, em ambientes hospitalares. Para tanto, utilizou-se de estudos computacionais em ambientes hospitalares, através de softwares para estudos referentes à layout, movimentações, operações, redução de desperdícios, estudos econômico-financeiros, otimização, entre outros. De acordo com o Prof. Tiago Almeida, também coordenador do projeto, o objetivo foi definir uma melhor configuração dos espaços ociosos, levando em consideração aspectos de viabilidade financeira, fluxos de pacientes e profissionais e que tenha alinhamento aos objetivos da gerência do hospital.

Além dos professores Marcelo Nunes Fonseca e Tiago dos Santos Almeida, também participaram do projeto nesta segunda fase, a mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Catalão, Tassiana Watanabe, o estudante de Engenharia Mecânica, Danilo Rezende, e João Paulo de Oliveira Coutinho Albuquerque, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFG. Já a primeira fase, também contou com a participação da Prof.ª Cynara Tinoco da FCT/UFG, a mestranda em Engenharia de Produção da FCT/UFG, Amanda Falcão, alunos da empresa júnior ProPartners e os estudantes Marcelo José Ribeiro Filho e Luiz Henrique Borges da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). A expectativa da equipe do projeto é que a apresentação deste projeto no ENEGEP possa viabilizar a aplicação dessas metodologias em diferentes hospitais para buscar melhorias no processo de gestão, além de produtos como relatórios técnicos e outras produções científicas.

"A oportunidade de participar desse projeto foi um aprendizado pessoal e profissional enorme. Ao aplicarmos ferramentas da Engenharia de Produção pudemos obter ótimos resultados no processo de transferência e adequação dos layouts das novas estruturas do Hospital das Clínicas. Dessa forma acreditamos trazer grandes ganhos, principalmente, na qualidade do atendimento", comemora a mestranda e participante da equipe do projeto, Tassiana Watanabe.

As inscrições para participação no ENEGEP e submissão de trabalhos está aberta. Acesse o site e saiba mais.