aparecida_capa aniversario.png

Aparecida 99 anos

Em 11/05/21 15:43. Atualizada em 11/05/21 15:44.

A história da UFG se misturou aos 99 anos da cidade de Aparecida de Goiânia no dia 2 de Maio de 2012, com a criação do Câmpus de Aparecida

Oficialmente, a história da UFG se misturou aos 99 anos de existência da cidade de Aparecida de Goiânia no dia 2 de Maio de 2012, com a criação do Câmpus de Aparecida (também chamado de CAP). Para relembrar esse momento e celebrar o aniversário da cidade que acolheu a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, conversamos com o Prof. Júlio Cesar Valandro Soares, diretor da FCT/UFG. Confira abaixo:

Depois de 9 anos, o que mudou desde aquele dia 2 de Maio de 2012?

Prof. Júlio - "No dia 2 de Maio, aconteceu a assinatura da pactuação da criação do CAP. O início efetivo foi em Agosto/2014, ou seja, já são 7 anos de CAP.  Pessoalmente, vejo que a vida me ofereceu a oportunidade de iniciar um câmpus do zero. À época, a Profª. Sandramara Matias era Secretária de Projetos Especiais da Reitoria e foi peça importante nessa engrenagem para iniciar o CAP, além de todo apoio da equipe da Reitoria. Após esse período o CAP cresceu, se fortaleceu, ganhou novos cursos e hoje já se encontra com muito mais maturidade a despeito dos desafios que temos no horizonte. Particularmente, estar na direção da FCT/UFG no CAP significa um exercício cotidiano de aprendizado que vai se acumulando. Até agora foi muito gratificante!"

Quais são as maiores conquistas e desafios do Câmpus de Aparecida?

Prof. Júlio - "Penso que a nossa maior conquista foi estruturar a comunidade acadêmica da FCT/UFG no CAP, entre docentes, técnicos administrativos, terceirizados cedidos pela prefeitura de Aparecida, além dos nossos estudantes. Tenho muito orgulho dos colegas que fazem do CAP, o seu projeto de vida profissional. Em termos de desafios, penso que a construção e manutenção de um ambiente saudável de trabalho, onde as pessoas possam exercer suas funções numa atmosfera agradável, se traduz no maior desafio. Naturalmente que como instituição pública, um desafio que se impõe é a entrega de um conjunto de benefícios que ajudem a sociedade a enfrentar a realidade. Evidentemente que a migração para a nossa nova estrutura, assim como a estruturação e instrumentalização de nossos espaços físicos são desafios que também estão no nosso horizonte. Trata-se de um processo de consolidação de uma estrutura inicial, considerando que instituições de ensino são dinâmicas e se movimentam, o que redunda constantemente em novas demandas e com o CAP não é diferente. Isso nos impõe novos desafios para proporcionar condições que viabilizem oferecer à sociedade uma universidade em Aparecida que atenda aos seus anseios."