Acontece a primeira defesa pública do PPGEP

Em 08/02/21 14:57. Atualizada em 09/02/21 09:47.

A primeira banca do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da FCT/UFG acontece nesta terça-feira(9), às 14h30

primeira banca de defesa pública do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida acontece nesta terça-feira (9), às 14h30. O mestrando é Márcio Henrique Alves, Engenheiro Civil e também Coordenador Administrativo da FCT/UFG com o tema "Mercado de rochas ornamentais no âmbito do arranjo produtivo de base mineral" com orientação do Prof. Dr. José de Araújo Nogueira Neto, docente da FCT/UFG.

A primeira turma do PPGEP iniciou em 2019 com 20 alunos aprovados no processo seletivo sendo que atualmente, 30 estudantes estão ativos no programa. Para o Prof. Hélio Fuchigami, coordenador do PPGEP, esta primeira defesa pública é motivo de grande alegria para os docentes e técnico do programa. "A defesa é o ato final da conquista do diploma de mestre e esta é a razão da existência de um programa stricto sensu. Ao formar mestres para a sociedade, para as empresas e também para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estamos produzindo ciência e transferindo conhecimento entre a academia e as instituições", comemora o professor.

Fuchigami também relembra os vários desafios enfrentados pelo PPGEP desde a submissão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a sua implementação na FCT/UFG. Ele aponta que o programa está numa fase de consolidação da produção acadêmica e de visibilidade. "Embora os pesquisadores já sejam maduros em suas expertises individuais e no networking internacional, essa nova fase consolida o PPGEP, inclusive com o respeito da sociedade e do setor empresarial", conclui.

A primeira defesa pública do PPGEP acontecerá via videoconferência, devido à pandemia de COVID-19. A banca examinadora será composta pelos seguintes docentes: Prof. Dr. José de Araújo Nogueira Neto (orientador), Profª. Dra. Irani Clezar Mattos e Prof. Dr. Ricardo E. F. Q. Nogueira, ambos da Universidade Federal do Ceará. A defesa pública pode ser assistida aqui.