
Prof. Tiago Almeida da FCT/UFG promove pesquisa sobre liderança ética e comportamento de inovação
O questionário faz parte do projeto de doutorado em Psicologia do docente do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG
O professor Tiago Almeida, docente do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás – Campus Aparecida, promove até o dia 31 de janeiro a aplicação de um questionário que visa compreender a influência da liderança ética, do bem-estar e da autoeficácia sobre o comportamento de inovação no contexto do trabalho.
Casos recentes de escândalos que envolveram grandes organizações, como fraudes fiscais e financeiras, compartilhamento de dados sigilosos, acidentes premeditados, lançaram luz sobre o papel ético da liderança na condução das organizações. Além disso, vários estudos desenvolvidos pelo mundo apontam para o impacto ético das decisões dos líderes.
O projeto de pesquisa pretende identificar as consequências das práticas organizacionais sobre o comportamento inovador, ao avaliar a percepção de trabalhadores de todos os setores – público, privado e terceiro setor. A ideia é entender se os participantes da pesquisa percebem que as ações do seu líder são éticas ou não e se influenciam no seu bem-estar, além de avaliar se eles possuem atitudes inovadoras no trabalho.
Tiago Almeida é Engenheiro de Produção e mestre em Modelagem e Otimização pela UFG e doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação da Profª. Drª. Helenides Mendonça. Para colaborar com o estudo, o participante precisa ter qualquer vínculo de trabalho. Acesse aqui o questionário e participe até o dia 31 de janeiro.
Fonte: Ascom FCT/UFG