FCT/UFG assina termo de cooperação com o Hospital das Clínicas

Em 11/12/20 14:59. Atualizada em 13/12/20 19:54.

A finalidade é aplicar métodos da Engenharia de Produção para planejar o layout das antigas instalações do HC que ficarão ociosas, após a transferência para o novo prédio inaugurado nesta segunda-feira (14)

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida e o Hospital das Clínicas da UFG assinaram na última quinta-feira(10) um termo de cooperação com a finalidade de elaborar o planejamento de layout das antigas instalações do HC, especificamente nas áreas que ficarão ociosas após a transferência para o novo prédio inaugurado nesta segunda-feira (14). A ação faz parte do projeto de pesquisa “Aplicação de Metodologias de Engenharia de Produção em Ambiente Hospitalar", coordenado pelos professores do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG, Marcelo Nunes Fonseca e Tiago dos Santos Almeida.

O projeto terá duração de 6 meses com a participação de cinco bolsistas, discentes de graduação e pós-graduação e pretende desenvolver e aplicar metodologias de Engenharia de Produção, frequentemente aplicadas a setores produtivos, em ambientes hospitalares. Para tanto, pretende-se fazer estudos computacionais em ambientes hospitalares, utilizando softwares para estudos referentes à layout, movimentações, operações, redução de desperdícios, estudos econômico-financeiros, otimização, entre outros. Por fim, espera-se observar oportunidades de melhoria e aplicar metodologias voltadas para melhor desenvolvimento em gestão hospitalar, possibilitando disseminar boas práticas da Engenharia de Produção.

De acordo com o Prof. Tiago Almeida, um dos coordenadores do projeto, o objetivo é definir uma melhor configuração dos espaços ociosos, levando em consideração aspectos de viabilidade financeira, fluxos de pacientes e profissionais e que tenha alinhamento aos objetivos da gerência do hospital. "A perspectiva do HC é ter uma melhor adequação e utilização dos seus espaços físicos para o melhor atendimento aos pacientes. É claro, considerando a viabilidade técnica para os profissionais e a estrutura física do hospital", explica Almeida. Ele esclarece que já existem algumas ideias de como esses espaços serão utilizados, mas somente após estudo técnicos feitos pela equipe do projeto é que a gerência do hospital tomará decisões.

Cooperação entre a FCT e o HC

Este novo termo de cooperação é fruto dos resultados obtidos com o projeto "Planejamento das atividades de transferências para o novo edifício de internação" coordenado pelos mesmos professores entre 2019 e 2020, responsável pelo suporte ao processo de transferência e logística das antigas instalações do HC para o seu novo complexo hospitalar de cerca de 44.000 m2 e 600 leitos, números que colocam o HC como o maior hospital universitário do país e que foi inaugurado nesta segunda-feira (14) em celebração aos 60 anos da UFG. Os resultados obtidos foram tão satisfatórios que permitiram a continuidade da parceria entre a FCT/UFG e o HC neste novo projeto.

O termo de cooperação foi assinado pelo diretor da FCT/UFG, Prof. Júlio Cesar Valandro Soares na presença da gerente administrativa do HC, Claudieny Rodrigues Franco, dos coordenadores do projeto, Prof. Marcelo Nunes Fonseca e Prof. Tiago dos Santos Almeida. Participaram também a mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Catalão, Tassiana Watanabe, e o estudante de Engenharia Mecânica, Danilo Rezende. A expectativa da equipe do projeto é que esta pesquisa possa ser empregada por diferentes hospitais em busca de melhorias no processo de gestão, além de produtos como relatórios técnicos, produções científicas e dissertação de mestrado.

Equipe que vai elaborar o planejamento de layout das antigas instalações do HC com o diretor da FCT/UFG na assinatura do termo de cooperação com o HC:
Danilo Rezende, Prof. Tiago Almeida, Tassiana Watanabe, Prof. Marcelo Nunes e Prof. Júlio Cesar Valandro.