IME Exposição

Instituto de Matemática e Estatística da UFG promove exposição no Câmpus Aparecida de Goiânia

Em 11/07/18 11:42. Atualizada em 11/07/18 12:09.

O Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG), por meio dos professores Eder Milani (coordenador), Rosane Gomes Pereira, Kamila da Silva Andrade e Alysson Tobias Ribeiro da Cunha, e com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG), promoveu um evento no Câmpus Aparecida de Goiânia apresentando um projeto baseado na organização de exposições de objetos concretos relacionados às disciplinas de Geometria Analítica e Probabilidade e Estatística.

A exposição foi realizada no dia 09/07, com o objetivo de que os alunos apresentassem formas geométricas criadas por eles a partir do conhecimento adquirido em sala de aula e resultados de pesquisas realizadas nas disciplinas de Geometria Analítica e Probabilidade e Estatística.

Exposição IME

Foram expostas figuras geométricas em diferentes materiais e resultados de pesquisas abordando vários temas, como por exemplo, carona solidária na UFG, visão de alunos da FCT/UFG sobre a cobrança de mensalidade em universidades públicas e violência no transporte público de Goiânia.

Exposição IME 2

Exposição IME 3

Exposição IME 4

O IME está presente no Câmpus Aparecida de Goiânia desde sua implantação, e os professores do Instituto, responsáveis pela realização do evento, explicam que a intenção é oferecer ao aluno a oportunidade de manusear e se apropriar do conhecimento, aparentemente abstrato, aprendido em sala de aula.

"Acreditamos que, concomitante ao processo de construção dos objetos para a exposição, o aluno conseguirá “construir em terreno firme” o seu conhecimento matemático. A apropriação do conhecimento acontecerá no momento em que ele conseguir compartilhar as suas descobertas com um público diferente do encontrado na sala de aula. Deste modo, este projeto se baseia na organização de exposições de objetos concretos relacionados as disciplinas de Geometria Analítica e Probabilidade e Estatística."