Professor Geologia 2

FCT recebe pesquisador internacional

Em 29/03/18 18:29.

No dia 26 Março de 2018, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás UFG, em parceria com a Universidade de Brasília e a Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Centro-Oeste, receberam o Professor PhD Yaoguo Li (https://geophysics.mines.edu/project/yaoguo-li/) Coordenador do Center for Gravity, Electrical and Magnetic Studies da Colorado School of Mines (CSM), para duas palestras:

An overview of research and education in the Department of Geophysics at CSM.

A palestra abordou temas diversos da pesquisa e educação na Colorado School of Mines. Foi realizada uma abordagem da missão e valores da instituição, dos cursos de graduação, das principais linhas de pesquisa e atuação da universidade. A educação e pesquisa no Departamento de Geofísica foi colocada em detalhe, com uma abordagem dos docentes, discentes e grupos de pesquisa. Foram indicados os principais requisitos para os interessados em estudar ou participar de grupos de pesquisa na instituição.

Geology differentiation: A new frontier in quantitative interpretation of geophysical data.

A palestra teve como principal objetivo a divulgação de técnicas inovadoras de diferenciação geológica com o uso da interpretação quantitativa de dados geofísicos de magnetometria e resistividade. As novas técnicas são consideradas uma nova fronteira para o mapeamento geológico e para a prospecção mineral. O foco principal da palestra foi um estudo de caso de sucesso no Depósito de Cobre-Ouro Cristalino, na Província poli metálica de Carajás no Pará, região de extrema importância no desenvolvimento do país e para o conhecimento de mineralizações de Óxidos de ferro-Cobre-Ouro (Iron oxide-copper-gold IOCG). O caso histórico mostrou a diferenciação geológica de dois ambientes principais: um com a presença de formações ferríferas bandadas que foram diferenciadas da mineralização hidrotermal de magnetita-cobre-ouro.

Professor Geologia  Professor Geologia 2

Professor Yaoguo Li

A participação de alunos, técnicos e professores proporcionou uma ampla discussão de temas que envolvem a educação, tecnologia e inovação.

Na visita do Professor também foram discutidos um futuro acordo de Cooperação técnico-científica entre as instituições, internacionalização na Colorado School of Mines, projetos conjuntos de pesquisa e publicação de artigos.

Texto: Prof. Marcelo Leão

Fotos: Prof. Marcelo Leão