Pesquisa de Mestrado da UFG sobre DNA Forense gera publicações internacionais e aprimora processos na Polícia Científica de Goiás
Trabalho de Laryssa Silva de Andrade Bezerra, mestre pelo PPGEP/UFG e servidora da SSP-GO, já rendeu 6 artigos e convites para congressos em Paris, Valência e Tóquio.
Uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFG, fruto de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), está gerando impacto científico e prático em escala nacional e internacional.
A pesquisa de Laryssa Silva de Andrade Bezerra, Mestre pela UFG e Coordenadora e Supervisora da Qualidade do Laboratório de Biologia e DNA Forense da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de Goiás, já resultou em quatro artigos publicados e dois em análise. O destaque vai para publicações em periódicos de renome como a Forensic Science International (94% Scopus), Revista Brasileira de Criminalística e Accreditation and Quality Assurance.
O reconhecimento científico ultrapassou as fronteiras. Em virtude da relevância de suas publicações, Laryssa recebeu convites para palestrar e integrar comitês de congressos internacionais em Paris, Valência e Tóquio.
O Impacto da Pesquisa na Prática
Com o título “Proposição da implementação de Sistema de Gestão da Qualidade em laboratórios de genética forense em Goiás e no Brasil”, a dissertação focou no aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do laboratório onde Laryssa atua, propondo diretrizes nacionais para a acreditação de laboratórios forenses segundo a norma ISO/IEC 17025.
A genética forense é uma ferramenta essencial para a justiça, usada em investigações criminais e na identificação de pessoas desaparecidas. No Brasil, os laboratórios integram a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), uma das maiores do mundo.
"Garantir a qualidade e a confiabilidade dos resultados periciais é fundamental para assegurar decisões justas. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade é o alicerce que assegura eficiência, padronização e conformidade", explica Laryssa.
Os resultados do mestrado já servem como referência para políticas públicas e futuras acreditações, fortalecendo não apenas a instituição goiana, mas todo o sistema forense nacional.
Validação por Especialistas
Defendida em março de 2025, a dissertação foi amplamente elogiada por uma banca composta por algumas das maiores autoridades do país no assunto:
-
Prof. Dr. Rodrigo Soares de Moura Neto (Professor Titular da UFRJ, auditor do MJSP e colaborador do INMETRO).
-
Dr. Bruno Rodrigues Trindade (Perito Criminal Federal, ex-coordenador do Laboratório de Genética da Polícia Federal e coordenador adjunto do Comitê Gestor da RIBPG).
-
Dr. Marcelo Neves de Medeiros (Diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida e Gestor de Acreditação da CGCRE/Inmetro).
O coordenador do Programa, Prof. Dr. Júlio César Valandro Soares, ressalta que o trabalho desenvolvido por Laryssa exemplifica o potencial da parceria entre a universidade pública e os órgãos governamentais para produzir conhecimento de excelência, fortalecer as instituições e gerar benefícios concretos para a sociedade.
