SACT

FCT/UFG Realiza VIII EGOEEP e SACT com Foco na Transição para a Indústria 5.0

Em 17/11/25 14:35. Atualizada em 17/11/25 14:37.

Eventos integradores dos cursos de graduação e pós-graduação do campus debateram os desafios e oportunidades da nova era industrial centrada no ser humano.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) reforça seu papel como polo de desenvolvimento ao sediar o VIII Encontro Goiano de Estudos de Engenharia de Produção (EGOEEP) e o Seminário Acadêmico de Ciência e Tecnologia (SACT). O evento integrador, realizado nos dias 03 e 04 de novembro de 2025, no Campus Aparecida de Goiânia, reuniu estudantes, empresários, engenheiros, professores e a sociedade.

Com o tema "Evoluir para a Indústria 5.0", o encontro teve como objetivo a discussão dos desafios e oportunidades da nova era industrial. O evento, de caráter técnico-científico, abordou a transição da Indústria 4.0 (focada em automação e tecnologias digitais) para a Indústria 5.0, que valoriza a integração entre máquinas inteligentes e o ser humano, promovendo processos produtivos mais sustentáveis, personalizados e centrados nas pessoas.

A programação de dois dias foi marcada por palestras que abordaram desde o desenvolvimento de carreira até a inovação técnica. A palestra de abertura, "O futuro não depende só da faculdade", com a Dra. Ariana Fidelis Gepot (PUC-GO), deu o tom do evento. Outros destaques incluíram "Quase Engenheiros! Por onde começa?", com Ana Renata Volpini (CREA-GO); "Uso de IA Generativa na Pesquisa Científica", ministrada pelo Prof. Dr. Roberto Antônio Martins (UFSCar); e "Transformando Matéria em Soluções: A vida de um Engenheiro de Materiais", com Jorge Braz Fogolin Filho (Magnera).

O evento também fortaleceu a conexão com o mercado e a sociedade através de painéis sobre parcerias científicas (com TCE-GO, SSP-GO, SENAI), internacionalização, e mercado de trabalho (com AMBEV, AXÍA, Vila Rica, Shopee Express e Governo de Goiás). Complementando a teoria, foram realizadas visitas técnicas às instalações das empresas Cervejaria Ambev e Grupo Sallo, permitindo aos estudantes observar na prática os processos produtivos da região.

A organização do evento foi conduzida pelos professores Maico Roris Severino, Gradisca de Oliveira Werneck de Capistrano, Cynara Mendonca Moreira Tinoco, Roberto da Piedade Francisco, Julio Cesar Valandro Soares, Tatiana Gondim do Amaral, Regina Maria da Silva e Carlos Roberto dos Anjos Candeiro, consolidando a iniciativa do curso de Engenharia de Produção da FCT-UFG.

Este encontro reitera o papel fundamental da Engenharia de Produção na orientação da transição para sistemas produtivos mais humanizados e inovadores. A participação da FCT e da Universidade Federal de Goiás reforça o compromisso das instituições com a liderança em inovação e o debate acadêmico, contribuindo para preparar profissionais para os desafios da Indústria 5.0.

egoeep 2025