micol 1

Estudante paraguaia participa de intercâmbio no Campus Aparecida de Goiânia

Em 19/02/25 16:02. Atualizada em 19/02/25 16:20.

Texto: Edilene Aguiais

A estudante do curso de engenharia industrial na Facultad de Ingeniería (FIUNA), Universidad Nacional de Asunción (UNA), Paraguay, Micol Maria Cristina Brietz Esquivel, 24 anos, teve a oportunidade de realizar um intercâmbio na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UFG em Aparecida de Goiânia no segundo semestre de 2024.  

Tal oportunidade se deu através do programa Escala para estudantes de graduação (AUGM). Este programa é entendido como a construção de um “Espaço Acadêmico Comum Ampliado Latino-Americano” – ESCALA. Buscando promover e fortalecer o processo de construção de um espaço acadêmico regional comum, por meio da mobilidade estudantil. Além de possibilitar a convivência entre estudantes e professores de diferentes universidades e países, pois proporciona um melhor conhecimento dos diferentes sistemas de ensino superior instalados na América Latina. 

Quando perguntado como conheceu o programa e qual foi sua motivação para participar, a estudante respondeu que conheceu através de Benícia Silveira, coordenadora do departamento de Mobilidade Acadêmica da sua faculdade. Disse que inicialmente teve medo de não dominar o idioma, mas foi incentivada a viver a experiencia. O processo de inscrição foi rápido e conseguiu assim como a aprovação para homologação das disciplinas. Em encontro virtual com o professor Maico Roris Severino, conta que recebeu orientações a respeito da escolha das disciplinas. Esse passo possibilitou uma visão mais clara de como se daria a experiencia, e ainda destacou a importância do apoio familiar. 

prof maico

Professor Maico Roris 

 

A experiência 

Relatou que foi uma experiência importante dentro a formação, com destaque para abordagem ampla da UFG na Indústria 4.0 e sua integração com os avanços tecnológicos globais. 
Destacou que a FCT é uma faculdade com muito potencial, inclusive devido a suas instalações e localização pois estão num novo campus. Teve a oportunidade de estar presente na inauguração oficial do campus, onde foi possível conhecer alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos, os laboratórios, além da oportunidade de conversar com muitos professores e funcionários, achou interessante ver a dedicação para oferecer o melhor aos alunos. 

micol 1

 
O que você achou das aulas, dos professores e das metodologias? 

A respeito das aulas destacou que eram dinâmicas, e o ponto que chamou sua atenção, foi a liberdade dos professores de escolher a metodologia de trabalho e testes, no momento de montar os planos de ensino. 

Experiências acadêmicas diferente da universidade de origem

Comentou que participar do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP e achou muito interessante, uma vez que nunca havia participado de um congresso desta natureza pois possibilitou ter um panorama amplo da Engenharia de Produção no país, contribuiu para o seu crescimento profissional aprender e ouvir os profissionais e partilhar com outros alunos.   

micol 2

Também ficou muito impressionada com o foco em pesquisa dos colegas desde o início do semestre que contava também com o incentivo dos professores para escrever artigos e o incentivo a participação de atividades como: Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão - CONPEEX e Encontro Goiano de Estudos em Engenharia de Produção - EGOEEP.  

“Outra novidade para mim foi a Empresa Júnior, considero muito interessante que os alunos tenham a oportunidade dentro da Faculdade de poder fazer parte e aprender de forma prática a aplicação da teoria durante o processo educacional.” 

 

Interação com a comunidade FCT UFG

Relatou que todos os professores, funcionários e colegas foram muito atenciosos e gentis. 

Durante todo o semestre, “nunca me faltou uma carona ou alguém para me guiar quando eu estava um pouco perdida em alguma matéria da faculdade”.  Os colegas integraram-me nos grupos de trabalho, e me consideraram nas atividades, mesmo sabendo que eu não tinha tanta habilidade com a língua portuguesa.

Sobre amizades

Sobre amizades que o intercâmbio trouxe, diz ser grata a Amanda Gundim e Isabela Salles, chamadas carinhosamente de "Amigas Culturais". Que acompanharam todos os passos de Micol desde a chegada no Brasil até o último dia em que aqui esteve. “Graças a elas, a experiência foi mais enriquecedora, e hoje a amizade que temos é muito especial.” 

micol 3

Fez vários amigos na UFG, tanto da FCT quanto de outras faculdades, também conheceu e formou amigos no grupo de estudantes internacionais da UFG, da América do Sul, Europa, Ásia e África, com quem fez outras viagens dentro do Brasil.  Como Porto Alegre, Gramado, Brasília, a cidade de Goiás, Belo Horizonte e Ouro Preto, por isso acredita que a experiência cultural foi muito completa pois deu a oportunidade de contato com outras culturas.  

micol 4

micol 5

micol 6
Brasília

micol 7
Piracanjuba

micol 8
Visita técnica CRCN-CO

Acolhimento pela comunidade universitária?  

Desde que chegou teve o acompanhamento e orientações do SRI da UFG, relatou que foi muito bem recebida na Casa dos Universitários e trouxe destaque a gentileza dos funcionários do Restaurante Universitário. 

micol 9

Equipe do Restaurante Universitário 

Participou do Comitê Boas-Vindas das autoridades convidadas para o lançamento do programa Internacionalização na Casa da UFG, onde tivemos uma reunião com a Pró-Reitoria de Graduação, onde foi possível compartilhar experiências. 

 micol 10

Comitê de boas-vindas

 

A experiência e a construção de conexões profissionais ou acadêmicas 

Considerou uma grande contribuição ter criado uma rede de contatos com profissionais e estudantes do Brasil e de outros países. Em nível acadêmico acredita ter uma visão diferente do processo educacional e isso enriqueceu sua formação, ampliando perspectivas sobre a indústria. Disse que foi um incentivo para realização de pesquisas, e atualmente participa como aluna de iniciação científica, um projeto inovador na área de Energia realizado em cooperação com as agências do Uruguai, Argentina e Brasil. 

Destacou a conexão com o CREA GO, pois pôde participar de uma visita técnica à indústria Savoy Coty, e teve a oportunidade de conhecer o Conselho.  

micol 11 
Visita técnica Savoy 

 

A partir desta visita recebeu convite para um participar do Congresso Nacional de Segurança no Trabalho, e visita técnica ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN- -CO) com autoridades do CREA de outros estados. A estudante se sentiu parte do momento pois além de ser entrevistada, ainda a integraram nas atividades. Disponível em: https://www.creago.org.br/noticia/view/2516/estudante-paraguaia-participa-de-eventos-do-cr ea-go-jovem 

micol 12

Impacto e reflexões

Contribuições para seu crescimento pessoal e profissional
 
A nível pessoal, ajudou-me a sair da minha zona de conforto, vivendo pela primeira vez fora de meu país e com um idioma diferente. Isso fortaleceu minha capacidade de adaptação, minha autonomia para resolver problemas do dia a dia. Além disso, o contato com pessoas de diversas origens e realidades sociais ampliaram minha perspectiva, fazendo-me mais consciente e empática em relação a questões de classe, género e etnia. 
A nível profissional, relata que percebeu melhoria na capacidade de comunicação e adaptação a novos desafios, principalmente em ambientes multiculturais, possibilitou valiosas conexões com professores, colegas e profissionais. 

Encerramento 

Desta experiência quero deixar um recado, o encorajamento de todos os alunos e funcionários a aproveitarem a oportunidade de experimentar uma experiência de intercâmbio cultural. É uma experiência maravilhosa que permite aprender, criar amizades e contatos valiosos e, melhor ainda, desenvolver habilidades em uma nova linguagem. A princípio pode parecer desafiador, mas o crescimento pessoal e profissional é imenso e enriquecedor.