
Pesquisa Inovadora da FCT/UFG na Área de Aviação é premiada no XX SITRAER
Estudo promete melhorar a segurança em projetos de aeroportos e chama a atenção da DECEA, ANAC, SAC, Boeing e outras entidades do transporte aéreo.
Por Luanny Arantes*
Em Brasília, DF - Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Curso de Engenharia de Transportes, ganharam proeminência na história da aviação brasileira ao conquistar o 1º lugar no XX Simpósio de Transporte Aéreo (SITRAER) prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Transporte Aéreo (SBTA). O estudo, intitulado "Obtenção da Orientação de Pista de Pouso e Decolagem por Modelagem de Anemograma em Linguagem Python," liderado pelos professores doutores Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira (docente da área de transporte aéreo) e João Paulo Silva Lima (docente da área de transporte aquaviário), juntamente com os discentes Antônio Carlos Hanig e John Heberty de Freitas, se destacou ao oferecer uma abordagem inovadora para aprimorar a segurança e eficácia das operações aeroportuárias no Brasil.
A pesquisa concentrou-se em três importantes aeroportos brasileiros: Aeroporto Internacional de Guarulhos - São Paulo, Aeroporto Internacional de Guararapes - Recife - PE e o Aeroporto Regional de Barreiras - BA. O estudo coletou e analisou um impressionante conjunto de 20.976 mil linhas de dados meteorológicos, provenientes de fontes confiáveis como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o site Windfinder.
O diferencial dessa pesquisa está na abordagem inovadora da análise de ventos para obter a orientação de uma pista de pouso e decolagem, elemento crítico que bem dimensionado, garante uma infrasrutura segura para as operações de aeronaves. Utilizando a linguagem de programação Python e ferramentas como a biblioteca Pandas e a biblioteca Windrose, os pesquisadores criaram anemogramas e estimaram estatisticamente as Curvas de Distribuição de Ventos em cada aeroporto. Os resultados obtidos são notáveis, com destaque para a redução significativa dos ventos transversais, o que representa um avanço significativo em termos de segurança nas operações aéreas.
Além dos resultados apontados com a simulação das pistas modeladas, o estudo contribui com a literatura científica na idealização de novos projetos aeroportuários, onde pode ser possível prever e quantificar as direções das componentes de vento na construção de pistas futuras e gerenciar as operações de forma mais assertiva nas pistas existentes.

Ainda mais, a aluna Bruna Borges Azevedo, também da Engenharia de Transportes da FCT/UFG, marcou presença no evento com seu trabalho "Modelo de acidente de aeronaves por colisão com aves na aviação comercial," uma extensão do doutorado da docente Michelle Galvão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que desenvolveu um modelo de acidentes de excursões de pista no pouso de aeronaves. Embora não tenha sido premiada, o estudo de Bruna chamou a atenção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que solicitou sua contribuição para reformular análises de acidentes envolvendo aeronaves e pássaros. A discente também foi convida a participar do Grupo de Pesquisa em birdstrike na Pós-Graduação do ITA pela grande contribuição científica de suas análises.
Destaca-se também a colaboração entre alunos de diferentes instituições, que ocorreu pela primeira vez neste evento, exemplificada pelos alunos Natália Xavier e João Gabriel da Engenharia de Transportes da FCT/UFG, que desempenharam um papel fundamental no apoio à organização do XX SITRAER. Essa colaboração inovadora feita pela parceria da Professora Doutora Michelle Galvão (UFG) e a Professora Doutora Renata Cavion da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) demonstra o potencial de união e cooperação entre instituições de ensino superior no Brasil.
Os estudos apresentados são originais e têm o potencial de impactar positivamente a aviação no Brasil e no mundo, aprimorando a segurança e eficiência das operações aéreas. Os estudos utilizaram ferramentas de inteligência artificial para obter os resultados que vão colaborar com novos projetos aeroportuários e infraestruturas existentes. Por fazer parte do Projeto de Pesquisa PI06353-2022 coordenado pela docente Michelle Galvão, os discentes autores Antonio Carlos e Bruna conquistaram bolsistas de Iniciação Tecnológica pelo CNPq para desenvolver os estudos. A partir deles é possível expandir novas análises para outros equipamentos aeroviários, como: veículos elétricos de pouso de decolagem vertical, EVTOL (em inglês, electric vertical take-off and landing); aeronaves remotamente pilotadas, RPA (em inglês, Remotely Piloted Aircraft System) e aeronaves com decolagem e aterragem vertical, VTOL (em inglês, Vertical Take-Off and Landing) por exemplos.

Tais pesquisas destacam-se pela inovação na busca por segurança e eficiência na aviação e fortalece o compromisso da FCT com o avanço da ciência e tecnologia no País.
*Luanny Arantes é integrante do programa de estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Rayssa Costa.