Capa Projeto FCT - HC

Apresentação de resultados do projeto “Transferência Hospitalar (Hospital das Clínicas da UFG)”

Em 09/07/20 22:03. Atualizada em 09/07/20 22:37.

Docentes da FCT e empresa júnior ProPartners promovem evento para apresentar os resultados de projeto para transferência de ativos da estrutura de internação do Hospital das Clínicas.

Os docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UFG (FCT/UFG) Júlio Cesar Valandro Soares, Marcelo Nunes Fonseca, Tiago dos Santos Almeida e Cynara Mendonça Moreira Tinoco, juntamente com a aluna do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PPGEP) da FCT/UFG Amanda Falcão e a empresa júnior do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG, a ProPartners, promoveram evento para apresentar os resultados do projeto de extensão “Transferência Hospitalar (Hospital das Clínicas da UFG)”, no dia 09/07/2020. O projeto foi desenvolvido com a colaboração de 48 membros, entre os quais docentes da FCT, a discente do mestrado profissional em Engenharia de Produção supracitada, a empresa júnior ProPartners, discentes da PUC Goiás e colaboradores do Hospital das Clinicas, EBSERH e FUNDAHC. Além disso, o projeto será objeto de estudo da dissertação em desenvolvimento da mestranda Amanda Falcão.

Projeto FCT - HC

O referido projeto de extensão tem como objetivo desenvolver uma estrutura para projetos de transferência por meio da aplicação da metodologia híbrida, combinando modelos de gestão de projetos tradicionais com métodos ágeis, no projeto de transferência de ocupação da nova estrutura do Hospital das Clínicas de Goiás, complexo hospitalar de cerca de 44.000 m² e 650 leitos, números que colocam o HC como o maior hospital universitário do país.

Nesta perspectiva, a FCT e o HC assinaram, em abril de 2019, um convênio de cooperação para o planejamento de ocupação das novas instalações do HC. Foi o início de uma cooperação, que teve seus resultados apresentados para a comissão e ao superintendente do HC, Dr. José Garcia, em evento realizado nesta quinta-feira (09/04/2020), nas instalações hospital.

O projeto contou com um total de 3.432 horas dedicadas às atividades relacionadas. Como principais resultados obtidos destacam-se:

- Planejamento da transferência das unidades hospitalares via Ms Project;
- Documentação para auxiliar na operacionalização de transferência (papéis e responsabilidades, rotas e avaliação de risco do transporte de equipamentos, rotas e avaliação de risco do transporte de pacientes, formulário de transporte de pacientes, definição do fluxo da farmácia e nutrição no período)
- Plano de ação de adaptação de equipamentos e das instalações elétricas;
- Layout 3D do cenário atual e futuro, indicando as respectivas salas de cada setor com seus ativos.

Por fim, conforme referiu o Dr. José Garcia, diretor do HC UFG, o produto final obtido pelo projeto desenvolvido servirá de referência nesta complexa operação que envolve todo o processo de ocupação da nova estrutura. José Garcia acenou com a perspectiva de que novos projetos poderão ser desenvolvidos entre a FCT e o HC UFG, ante os resultados satisfatórios logrados a partir do projeto de extensão “Transferência Hospitalar (Hospital das Clínicas da UFG)”.

Projeto FCT - HC (2)