Pesquisa aponta o contexto da comunidade universitária da FCT/UFG em tempos de pandemia

Em 19/06/20 16:05. Atualizada em 19/06/20 18:51.

Proposta pela direção da FCT/UFG, 267 estudantes de graduação do campus de Aparecida da UFG responderam a pesquisa

A direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás promoveu durante o início do mês de junho, uma pesquisa junto aos estudantes do campus de Aparecida para compreender a realidade e as percepções dos discentes no período de pandemia da Covid-19. O intuito foi compreender o contexto dos estudantes e com isso, munir as coordenações de cursos e áreas de apoio da FCT/UFG em suas ações futuras.

O questionário era composto por várias questões com tempo estimado de 10 minutos para resposta e abrangeu o perfil dos estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia e suas condições socioeconômicas. Além disso, buscou-se compreender qual a percepção dos estudantes sobre a pandemia de Covid-19 e os impactos financeiros, físicos e emocionais, acesso a medidas assistenciais e condições para o desenvolvimento de atividades acadêmicas.

Os impactos da pandemia do Covid-19 foram percebidos pelos alunos em diversas esferas de suas vidas. Cerca de 34,83% consideraram que houve uma redução em sua renda familiar e 48,28% dos discentes afirmaram que o seu atual estado emocional tem prejudicado suas atividades acadêmicas e citaram a ansiedade (77%), o nervosismo (49%) e a impaciência (59%) como estados mais recorrentes.

No que tange as ações da universidade, 80,52% consideraram como muito importante a suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção ao Covid-19, adotadas pela UFG. Apesar disso, boa parte dos estudantes são a favor do retorno das aulas seja no modelo de ensino à distância (40%) ou no modelo híbrido com aulas parcialmente presenciais e virtuais (24%).

A pesquisa foi criada pelos professores Paulo Henrique Cirino Araújo, vice-diretor da FCT/UFG, Prof.ª Cintia Isabel de Campos, docente do curso de Engenharia de Transportes e pelo assistente administrativo, Diorgenes dos Santos. Os resultados estão disponíveis para consulta aqui e serão discutidos e apresentados em um evento online no dia 02 de Julho de 2020, promovido pela FCT/UFG com a participação da reitoria e que vai debater o contexto atual e rumos pós-pandemia do campus de Aparecida.

Resultado da Pesquisa - Realidade e Percepções dos estudantes de graduação da FCT/UFG em tempos de pandemia