Carta Aberta

Em 06/04/20 11:41.

Carta aberta da Prof.ª Joana Sanchez, coordenadora do curso de Geologia da FCT/UFG

Caros alunos, técnicos e professores,

Venho tentar por um texto explicitar a importância agora da união de todos nós.

Passamos por um momento muito delicado na Universidade e na saúde no mundo todo, refletindo uma pequena extinção causada por um vírus.

As aulas não iniciarão tão cedo pois como diz minha pequena “o vírus não gosta de festa”, nem de pessoas reunidas. Precisamos resguardar nosso sistema de saúde e nossos amigos e  familiares que podem vir à ficar doentes.

Gostaria que todos repensassem de onde viemos, da criação do planeta que tanto estudamos. A Terra já passou por diversas extinções e assim chegamos nessa “evolução” que estamos, agora talvez como seres pensantes e sabendo que o mesmo elemento que nos deu origem pode acabar conosco. É tempo de pensarmos que podemos depois que isso tudo passar em pensar no coletivo, em como podemos trabalhar em conjunto para termos melhores condições de vida, melhores condições psicológicas de entendermos o lado do outro.

Há alguns anos temos visto um grande aumento de transtornos psicológicos em todas as idades, esse é um ótimo momento para refletirmos o que podemos melhorar quando pudermos sair de casa.

Precisaremos exaurir nossas riquezas minerais? Precisaremos de desmatamento para criar mais pecuária, e essa pecuária e agricultura  em grande escala serve para sustentar qual sistema?

Poderemos ajudar ao invés de competir? Compartir.

Dividir conhecimento, saber que nunca sabemos, que temos sempre algo por aprender e não importa quem irá nos dar esse aprendizado, se vai ser um vírus, se vai ser um professor, se vai ser uma criança. Gostaria que aprendêssemos a olhar em volta, a reconhecer um colega que está triste e ajuda-lo a sorrir, a sermos humildes o suficiente para dizermos que erramos, que temos que aprender mais, sempre.

Vamos nos resguardar por este tempo em casa, este tempo ainda indeterminado, vamos aprender a nos conhecer, se conseguirem, estudem, faz bem pra alma aprender um pouco mais, um assunto que gostem.

Não se preocupem com o tempo, com o semestre, todos estamos no mesmo barco, sem poder sair da cabine, pensem na saúde de vocês e em quem vocês podem proteger fazendo o mínimo de ficar em casa. Esse tempo não será perdido, sairemos mais forte depois que passar.

Espero vê-los assim que pudermos.

Cuidem-se por favor.

Abraços