agenda

Segunda edição do projeto Agenda Aparecida 2050 é realizado neste sábado (01)

Em 29/01/20 12:51.

Fóruns e pesquisas vão traçar o futuro da cidade e a FCT/UFG mediará o grupo de trabalho de Mobilidade e Acessibilidade

Por Beatriz Carvalho*

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás em parceria com o jornal O Popular e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia participará no dia 01 de fevereiro da segunda edição do projeto Agenda Aparecida 2050, um evento que tem como objetivo pensar a cidade para daqui 30 anos, e ser um planejamento estratégico para dar suporte às decisões da administração pública a longo prazo.

O evento defende um amplo estudo, que será realizado em 6 fóruns com palestras, debates e grupos de trabalho para a definição de ações rumo ao desenvolvimento, ao crescimento sustentável e a melhores condições de vida para os moradores de Aparecida.

O Agenda Aparecida 2050 realizou o primeiro fórum no dia 23 de novembro/2019 e abrangeu a Região Cidade Livre/Tiradentes. Os próximos 4 fóruns serão realizados nas macrorregiões que compõem 165 bairros, são elas: (Região Santa Luzia, Região Papillon Park, Região Garavelo, e Região Central). Antes de cada fórum é realizada uma ampla pesquisa pelo Instituto Fortiori na região que irá sediar o evento, levantando aspectos como desenvolvimento econômico; saúde; educação; segurança, entre outros, traçando um diagnóstico completo para auxiliar as discussões de grupos de trabalhos que acontecerão no fórum.

A segunda edição do projeto acontecerá no próximo dia 01 de fevereiro, será na Região Vila Brasília no Auditório da UNIFAN e terá como tema: Educação. Cada grupo será coordenado por um representante das universidades parceiras que arcarão com a responsabilidade de mediar a participação e obter o maior volume de conteúdos que possam contribuir para a construção do caderno especial. O professor Alex Mota, do curso de Engenharia de Transportes da FCT/UFG será o coordenador do grupo de trabalho sobre "Mobilidade e Acessibilidade".

agenda

Todas as pessoas que participam do evento, recebem ao final um certificado comprovando a participação. Os grupos de trabalho serão acompanhados por jornalistas, que irão sintetizar todo o conteúdo produzido durante o debate e grupos de trabalho, para posteriormente publicar o documento em formato de caderno especial no jornal O Popular do dia 08 de fevereiro. O projeto conta com o apoio, engajamento e trabalho voluntário das instituições:

- Prefeitura de Aparecida de Goiânia
- Universidade Federal de Goiás (Campus Aparecida de Goiânia),
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – GO),
- Universidade Alfredo Nascer (UNIFAN),
- Conselho de Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (CAMAP ),
- Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG),
- Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (CODESE),
- Sebrae Goiás

 

Programação:

08h00 – Credenciamento e recepção da comunidade
08h30 às 09h30 – Mesa redonda com especialistas:

  • Rodrigo Fideles Fernandes Mohn - Doutor em Educação pela UNB, mestre em Educação e Sociedade pela PUC - GO e especialista em formação de professores.
  • Valéria Pettersen - Secretária de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia.

10h00 às 12h00 – Grupos de trabalhos dividido em 5 salas onde cada sala tratará um dos subtemas como: Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade Socioambiental, Ordenamento Territorial e Gestão Urbana, Mobilidade e Acessibilidade e Desenvolvimento Sociocultural.

 

*Com colaboração do jornal O Popular.

Fonte: Ascom FCT/UFG