huapa 2

Alunos de Engenharia de Produção da FCT/UFG realizam projeto de pesquisa no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia

Em 19/12/19 17:14. Atualizada em 31/01/20 12:43.

Projeto de pesquisa do curso de Engenharia de Produção foi aprovado e será realizado no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada

Por Thais Molina*

O projeto de pesquisa “Melhoria de processos: um estudo no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada”, coordenado pelas professoras Cynara Mendonça e Camila Fabrício, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG), foi aprovado pela diretoria geral do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HUAPA).

O objetivo do projeto é a implantação do Lean Healthcare no HUAPA, em busca da melhoria de processos e implantação de indicadores de desempenho no hospital. Dessa forma, espera-se melhorar os processos do HUAPA em relação ao atendimento ao paciente

O Lean Healthcare é um conjunto de filosofias operacionais e métodos que ajudam a criar um valor máximo para os pacientes, reduzindo o desperdício e o tempo de espera. Além disso, o projeto visa também, realizar o mapeamento dos processos internos do hospital, identificar e gerenciar os Indicadores de Desempenho de Processos (KPIs) e promover melhorias quanto a processos internos e segurança e saúde do trabalho.

huapa 1Na foto, docentes e discentes do projeto de pesquisa

Com início no mês de novembro de 2019, a previsão é que a atuação do projeto no HUAPA se encerre no ano de 2022. Além deste hospital, o projeto atende também a Unidade de Pronto Atendimento - UPA Parque Flamboyant e o Hospital das Clínicas da UFG -HC.  que contará com a participação ativa e coletiva de alunos do curso de Engenharia de Produção da FCT/UFG, colaboradores da HUAPA, HC e UPA.

huapa 2Na foto, discentes da FCT/UFG e coordenadores e diretores do HUAPA

*Thais Molina é integrante do Programa de Estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Beatriz Carvalho.