Viagem Julio 3

Diretor da FCT/UFG visita universidades na Europa para futuras parcerias

Em 09/12/19 15:12. Atualizada em 22/01/20 10:09.

Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia, Prof. Júlio César Valandro, visitou universidades na Bélgica com o objetivo de conhecer suas experiências e tentar uma aproximação 

Por Thais Molina*

 

O diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG), Prof. Júlio Cesar Valandro, visitou no mês de Novembro, três universidades da Bélgica, sendo Universidade de Liège, Université Libre de Bruxells (ULB) e Vrije Universiteit Brussel (VUB) com a intenção de conhecer mais sobre essas universidades e estabelecer uma aproximação para futuras parcerias.

De acordo com o diretor da FCT/UFG, a ida a Bélgica iniciou-se a partir da visita ao Prof. Cristiano Farias, professor efetivo do curso de Engenharia de Transportes da FCT/UFG  e que está cursando pós-doutorado no país, com a intenção de conhecer a experiência vivida por ele na Universidade de Liège. Já as visitas a ULB e VUB foram realizadas com a intenção de tentar uma aproximação.A partir dessa aproximação, podemos ter mais alternativas para interlocução em termos de pesquisa, intercâmbios dos estudantes e também, para viabilizar mais recursos para pesquisas”, afirmou Valandro.

Na foto, Prof. Cristiano Farias, Sr. Eric Feller da Universidade de Liège e o diretor da FCT/UFG, Prof. Julio César Valandro

As universidades brasileiras atravessam um momento crítico com restrições dos recursos e iniciativas como essa, podem contribuir para a manutenção do ensino, da pesquisa e extensão. Segundo o diretor da FCT/UFG, o campus já vive um processo de internacionalização. “Nós temos algumas iniciativas pontuais e queremos tornar a busca por essas interlocuções e a viabilização de recursos mais institucionalizado na FCT”, relatou. 

A partir dos contatos estabelecidos, espera-se que a FCT/UFG possa participar de editais competitivos, promovidos pelos países europeus. Além disso, um grupo de  trabalho será criado com o objetivo de fomentar a captação de recursos, realizar as articulações necessárias e mediar o diálogo entre os pesquisadores da FCT/UFG e as universidades de Liége, ULB e VUB. “Os caminhos estão abertos, basta agora que os nossos pesquisadores conheçam através de contatos e interfaces de pesquisa, as possibilidades de interação”, contou Júlio. 

 

Viagem Julio 2Na foto, o Sr. Gérard Degrez da ULB e o diretor da FCT/UFG, Prof. Julio César Valandro

 

Viagem Julio 1               Na foto, a Sra. Pauline de Pelsmacker da VUB e o diretor da FCT/UFG, Prof. Julio César Valandro

 

 

*Thais Molina é integrante do Programa de Estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Beatriz Carvalho.

 

Fonte: Ascom FCT/UFG