GEOLOGIA 1

Projeto de pesquisa de professor da FCT/UFG é selecionado pelo Conselho Europeu de Pesquisa

Em 14/10/19 13:32. Atualizada em 14/10/19 17:51.

Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia teve seu projeto de pesquisa selecionado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e atuará em parceria com a University of  Hull United, do Reino Unido

Por Thais Molina*

O projeto de pesquisa do professor de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG), Prof. Dr. Marco Antonio Caçador Martins-Ferreira, foi um dos quatro projetos  aprovados, do Estado de Goiás, na Chamada 2019 do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no último dia 30 de setembro. 

O Confap e o CNPq selecionaram trinta pesquisas para integrarem as equipes de projetos em andamento na Europa e financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council- ERC). Das trinta propostas selecionadas nos primeiros resultados, quatro foram do estado de Goiás, apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (FAPEG) que atua no financiamento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, fornecendo bolsas de ensino nos diferentes níveis de formação acadêmica. 

Das pesquisas selecionadas em Goiás, três são de pesquisadores da UFG. Dentre eles está o professor do curso de Geologia da FCT/UFG, Prof. Dr. Marco Antonio C. Martins-Ferreira. Em conjunto com a instituição anfitriã, University of Hull United, no Reino Unido, o professor atuará na investigação da influência da coesão de sedimentos na morfologia costeira de todo o mundo. “O objetivo do projeto é que amostras de sedimentos de grandes rios brasileiros sejam analisados também para compreender a sua influência na arquitetura sedimentar das bacias costeiras do país”, explica Martins-Ferreira.

 

Geologia Prof. Dr. Martins-Ferreira em trabalho de campo do grupo de pesquisa selecionado pelo ERC

 

O projeto faz parte do grupo de pesquisa Análise Tectônica de Terrenos e Bacias do Diretório de Grupos de Pesquisas (DGP) e do CNPq, coordenado pelo Prof. Dr. Martins-Ferreira, é formado em sua maioria por professores da FCT/UFG com participação de professores de outras universidades. As atividades terão início ainda no segundo semestre de 2019, com estudos de campo já marcados para o próximo ano nos Rios Amazonas, Tocantins e Parnaíba, em que serão realizados o mapeamento dos perfis de sedimentos dos locais citados.

Os artigos publicados pelo grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Martins-Ferreira estão disponíveis em http://orcid.org/0000-0002-7212-8367 



*Thais Molina é integrante do programa de estágio entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Informação e Comunicação e Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, sob orientação de Beatriz Carvalho.

Fonte: Ascom FCT/UFG