FCT/UFG promove palestra sobre ética na pesquisa científica

Em 16/09/19 17:10. Atualizada em 17/09/19 09:08.

A palestra será ministrada pelos coordenadores do Comitê de Ética em Pesquisa da UFG e pretende reforçar junto à comunidade universitária da FCT/UFG, o significado de ética na pesquisa

No dia 26 de Setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) promoverá a palestra Ética na pesquisa científica: do papel do Comitê de Ética da UFG ao processo de submissão de projetos na Plataforma Brasil a ser ministrada pelos professores, Drª. Geisa Nunes de Souza Mozzer (Faculdade de Educação-UFG) e Dr. João Batista de Souza (Faculdade de Odontologia-UFG).

A pesquisa científica é executada por meio de projetos que buscam conduzir o estudioso no processo de aquisição de achados e de conhecimentos significantes para o campo sobre o qual se pretende compreender e inovar. Nesse sentido, a ética apresenta-se como aspecto que orienta o estabelecimento e o próprio ato de pesquisa empenhados pelo pesquisador, fato que redunda na legitimidade e perspicácia da investigação.

A palestra foi pensada e organizada pelo Prof. Dr. Murilo Vilarinho, professor da FCT/UFG e membro/relator do Comitê de Ética em Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (CEP/PRPI/UFG), com a finalidade não só de reforçar junto à comunidade docente e discente da FCT/UFG, o significado de ética na pesquisa e o papel do órgão responsável por salvaguardar a eticidade da investigação científica e desdobramentos tangenciados pela segurança e pelo bem bem-estar físico e psicossocial dos participantes, mas também de esclarecer o procedimento de submissão de projetos, mecanismo, por vezes, interpretado com complexo pelo pesquisador. Para Vilarinho, "a palestra é importante, do ponto de vista científico, já que intenta aproximar o estudante e o docente da cultura ética da pesquisa, entendimento que se deve tornar lugar comum a todas áreas do conhecimento e formações acadêmicas", explica.

O evento acontecerá no dia 26 de Setembro das 10h às 12h no Auditório da UEG, campus provisório da FCT/UFG,  e será ministrada pelos professores Drª. Geisa Nunes de Souza e Dr. João Batista de Souza que coordenam o CEP/PRPI/UFG.

Data: 26 de setembro de 2019

Local: Auditório da UEG