Professor Carlos Roberto Candeiro participa do Conversa com Bial

Em 29/05/19 11:14.

Os dinosssauros foram o assunto do programa da TV Globo

O professor Carlos Roberto Candeiro, docente do curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, participou do programa Conversa com Bial desta terça-feira, 28/05, na TV Globo apresentado pelo jornalista e apresentador Pedro Bial. Os dinossauros foram o assunto do bate-papo, que além de Candeiro contou com a participação dos paleontólogos Aline Ghilardi e Rodolfo Nogueira - também paleoartista.

Candeiro comentou sobre as pesquisas realizadas com membros do Laboratório de Paleontologia e Evolução do curso de Geologia da FCT/UFG em parceria com a University of Edimburgh e Universidade Estadual de Goiás sobre a exploração de dinossauros do sul do estado de Goiás. As pesquisas foram financiadas pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás e pela Fundação Newton do Reino Unido em 2016.

3Aline Ghilardi, Tito Aureliano, Pedro Bial, Carlos Roberto Candeiro e Rodolfo Nogueira

O programa contou com a participação via videoconferência do professor Steve Brusatte, da University of Edimburgh que lançou recentemente o livro “Ascensão e Queda dos Dinossauros" que pretende popularizar a paleontologia. No livro, são citados os trabalhos feitos em parceria com a UFG. Brusatte pontuou que muitos fósseis foram encontrados recentemente e que a maioria são no Brasil. “Alguns dos dinossauros mais antigos já registrados, foram encontrados no solo brasileiro nos últimos 10 anos. Talvez, os primeiros dinossauros tenham sido criados no Brasil”, afirma.

4Professor Steve Brusatte participou do programa via videoconferência

Candeiro contou no programa que o Laboratório de Paleontologia e Evolução no Campus da UFG em Aparecida de Goiânia recebe muitas visitas de crianças e adolescentes, além dos alunos de graduação. “Eles são espontâneos e fazem perguntas tão interessantes que em alguns momentos eu preciso buscar ajuda para poder responder. As crianças têm um teor científico dentro de uma simplicidade que é incrível”, conta.

O professor Candeiro também comentou no programa sobre a visita do professor Steve Brusatte a Goiás que também é narrada no livro, onde junto com outros pesquisadores encontraram os primeiros fósseis do estado de Goiás em período de extinção.

Para ver o programa completo, acesse:https://glo.bo/2HJp2AA

2Professor Carlos Roberto Candeiro, paleontólogo e docente do curso de Geologia da FCT/UFG